segunda-feira, 16 de julho de 2012

A ORAÇÃO E A VIDA MORAL




A oração é uma necessidade humana.

De um jeito ou de outro ela é vital, pois é o alimento de nosso espírito.

Nos momentos de depressão e pessimismo sentimos como balançamos por dentro. Mas também quando entramos em grande euforia, ou nos empolgamos demais com alguma coisa ou atividade, perdemos o controle e a justa medida. É assim com crianças, com adolescentes e jovens.
É assim a vida toda. É fundamental parar e pensar, para saber se estamos indo bem.
Um dos problemas da cultura atual é que nos habituamos a consumir tudo, mensagens, imagens, sons e objetos. O silêncio nos incomoda. Parar e pensar seria o momento de “ digerir” e botar ordens nas coisas, mas então sentimos cansaço, e o silêncio serve só para dormir.
Padroeiro da moral Cristã, Santo Afonso sintetizou em uma frase a importância da oração dentro desta condição humana. Ele dizia “ quem reza se salva”. Sugere com isso que a oração é o grande encontro de nós mesmos com Deus. Se buscarmos Nele a sua bondade.
Ele nos mostra a justa medida e o bom encaminhamento de nossa vida. Se nos sentimos fracos e pessimistas, Ele nos conforta e anima. Se nos sentimos fortes e animados, Ele nos mostra as tarefas da bondade no mundo e a alegria na prática do bem.
Há muitos jeitos de rezar. Usamos orações prontas, gestos e cânticos. Mas o principal mesmo é o encontro com a bondade de Deus que nos acolhe e direciona nossa vida. Não é tão importante dizer tantas coisas para Deus. Jesus disse: “ Quando vocês rezarem não usem muitas palavras, pensando que serão atendidos por causa do palavreado” ( Mt 6,7). É preciso deixar que Ele nos fale. Melhor mesmo é abrir diante Dele, com toda confiança, nossa vida, colocando o que precisa da Sua Palavra e presença. O Pai-nosso é a grande síntese dos conteúdos da oração que Jesus nos ensinou.


É preciso, portanto ter momentos de oração cada dia. Também quando tudo corre bem, pois nos empolgamos com as facilidades e esquecemos outras coisas importantes. Sem rezar acabamos perdendo a noção de quem realmente somos e qual o rumo de nossa vida. Pela oração encontramos força interior e os grandes sentidos que nos guiam.



Pe. Márcio Fabri dos Anjos. C.Ss.R.



FONTE: REVISTA DE APARECIDA

Caminhos de Paz
Regina
SENTIR, SER E CRER

Nenhum comentário: