quinta-feira, 7 de junho de 2012

A LENDA DE KUAN YIN



A Ultima encarnação da bodhisattva Kuan Yin se chamava Miao Shan. Ela era a terceira filha, de um Rei. As lendas contam que quando ela nasceu, a terra tremeu, pétalas de flores invadiram o quarto e uma doce fragrância se espalhou por todo o reino, oque foi interpretado, como um sinal de que havia nascido alguém Divino.

Infelizmente, de posse dessa informação, o Rei e a Rainha se tornaram gananciosos e assim que ela cresceu, tentaram arranjar-lhe casamento.

A Jovem Miao Shan, que possuía um coração muito bondoso e doce, se recusou a se casar com o pretendente que era muito rico e possuia muitas terras. Ela, desejava entrar para o monastério, e dedicar a sua vida aos trabalhos divinos. Depois do Rei insistir muito, ela concordou em se casar, desde que o rei respondesse a ela três perguntas.

"Poderá ele, aliviar o sofrimento daqueles que envelhecem?"
O rei respondeu que não.

"Poderá ele, aliviar o sofrimento daqueles que adoecem?"
O rei respondeu que não.

"Poderá ele, aliviar o sofrimento causado pela morte?"
E mais uma vez o rei respondeu que não.

O rei achando absurdas as perguntas da filha, perguntou se ela conhecia alguém que fosse capaz de tais façanhas, e ela apontou um médico, humilde que tratava a todos sem olhar quem fosse, dizendo que ele poderia aliviar o sofrimento de seu povo, e com ele, Ela se casaria.

O rei ficou furioso com a declaração da filha, e para ensinar-lhe uma lição, ele a mandou para o monastério como ela queria, mas antes mandou instrução aos monges que dessem a ela os trabalhos mais dificieis, e que ninguém a ajudasse para desencorajá-la. Com medo do Rei, os monges a mandavam carregar agua, rachar lenha e outros trabalhos pesados. Eles a mandaram construir um jardim no pátio do monastério cujo o chão era pedregoso de terra batida, e cuidar da cozinha. Miao Shan trabalhava arduamente sem reclamar. E seu espirito bondoso, acabou atraíndo os animais, que a ajudavam com suas tarefas. Logo, Miao Shan tinha criado um jardim lindo que começou a chamar a atenção dos viajantes, e que florescia mesmo no inverno.

Logo a fama da princesa que vivia no Monastério chegou aos ouvidos do rei, e este achando que os monges estavam ajudando Miao Shan, mandou colocar fogo no monastério.

Quando Miao Shan viu o fogo se espalhando, pegou um de seus prendedores de cabelo e furou a lingua, e dela verteu muito sangue com o qual ela apagou todo o fogo do monastério.*

O Rei ao tomar conhecimento do acontecido, ficou apavorado, e mandou matar Miao Shan. Quando o carrasco chegou, ela sorriu para ele, e disse que o perdoava pelo que ele iria fazer. Mais que isso, Miao Shan tomou pra ela, todo o karma da vida de carrasco que ele tinha, para que ele quando morresse, pudesse ir para o Tian*.

Mesmo assim, no momento em que o carrasco baixou o machado sobre Miao Shan, ele se partiu em centenas de pedaços. O mesmo aconteceu com a espada, e a foice. Até as flechas desviavam seu curso dela, não importava a distância. Desesperado, o carrasco se viu obrigado a tirar a vida de Miao Shan com as proprias mãos. E mesmo assim, ela o perdoou. E com todo o karma que ela tirou do carrasco, ela acabou descendo até o ultimo plano do Diyu*.

E lá, ela começou a tomar o karma de todos os assassinos que estavam lá, os liberando de toda a energia negativa, para que eles pudessem deixar aquele plano, e voltar ao ciclo de reencarnação. Yanluo, com medo de ver seu reino destruido, temendo de que ela libertasse a todos do Diyu, a mandou de volta para o plano dos vivos.

De volta a Terra, ela começou a viajar como eremita, e pouco depois parou em uma caverna, na Montanha da Fragrancia, onde lá se dedicava a meditar e ajudar a quem precisasse.

Passaram-se muitos anos, e o Rei ficou muito doente. Sem conseguir comer ou dormir, os medicos ja desiludidos apenas esperavam pela morte de seu Rei. Foi quando um monge que viajava parou para ver o Rei. E este disse ao rei, que a doença dele tinha cura, mas seriam necessarios os olhos e os braços de alguém que não conhecesse o odio, e que esses fossem doados, sem o desejo de compensação ou reparação. O Rei logo perguntou se em algum lugar do mundo, haveria alguém que pudesse fazer isso por um estranho. Então o Monge contou que havia uma bodhisattva que morava numa caverna da Montanha da Fragrancia que o faria com prazer.

Sabendo disso, o rei mandou um mensageiro à bodhisattva que ao saber da história imediatamente arrancou seus olhos e mandou cortar seus braços para que o rei fosse curado. O mensageiro voltou o mais depressa que pôde e assim que chegou o monge preparou a cura para a doença do rei. Tão pouco o rei foi curado, o Monge sugeriu que este fosse visitar a bodhisattva, e agradecer seu sacrificio. E assim dizendo este desapareceu.

O Rei e a Rainha acreditaram que aquela fora uma intervenção divina, e decidiram ir agradecer a bodhisattva.

Qual não foi a sua surpresa ao encontrar Miao Shan na caverna, sem os olhos ou braços. Emocionados, os pais a abraçaram em lágrimas, e Buddha ouvindo o choro da rainha concedeu a Kuan Yin mil braços por seu sacrificio e assim ela desapareceu. O Rei e a Rainha construíram um templo no local onde ela foi vista pela ultima vez, e passaram a se dedicar ao auxilio dos outros assim como Kuan Yin lhe ensinara.

Depois disso Kuan Yin ascendeu nos planos karmicos, e agora se dedica a ajudar aqueles que sofrem e que têm fé. Em alguns textos ainda do Sutra Lotus, ela diz que não deixará a Terra, enquanto houver dor e sofrimento entre os que aqui vivem.


*Algumas variações dizem que ela apagou todo o fogo com as mãos nuas e não se queimou.
*Tian - O equivalente ao paraíso chinês.
*Diyu - Similar ao inferno dantesco de a Divina Comédia, o Inferno chines se divide em 10 niveis, onde o ultimo é reservado apenas para os piores assassinos.

- Creditos para Kallaya Moriat por ter ido atrás das fontes e montado o texto.

Fonte: Sonhos de Luar

Abraços de Luz
Regina
SENTIR, SER E CRER

Nenhum comentário: