quarta-feira, 9 de novembro de 2011

ESCURIDÃO



 "... A escuridão não existe. É criação sua.
O sol está em todo lugar, a luz está em todo lugar,
estamos em pleno meio-dia. Mas você continua apertando
 os seus olhos, mantendo-os fechados. Daí a escuridão.
Agora, ninguém pode forçar os seus olhos a se abrirem.
... Existem algumas coisas que você tem que fazer por si mesmo.
Esta é uma das coisas mais fundamentais da vida. Se não fosse assim,
mesmo em sua liberdade, você seria um escravo. Se eu tirá-lo da sua escuridão,
ou qualquer outra pessoa,
aquela luz não será muito luminosa.
Você estará aprisionado naquela luz, você não veio de livre
e espontânea vontade, você não floresceu espontaneamente.
Existe uma bela história sobre um mestre Zen, Joshu: Um dia,
Joshu caiu na neve e gritou 'Ajude-me! Ajude-me!'
Um discípulo de Joshu aproximou-se e deitou ao seu lado.
Joshu riu, levantou-se e disse ao discípulo: 'Certo!
Perfeitamente certo! Isso é o que eu estou fazendo com
você também.' Joshu tinha caído na neve e gritado, 'Ajude-me!
Ajude-me!' Mas não havia necessidade alguma.
Se você caiu, você pode se levantar.
A mesma energia que fez você cair, consegue fazer
você se levantar.
... O discípulo é um discípulo de verdade.
Ele entendeu Joshu perfeitamente bem.
Ele sabe que ele criou uma situação,
ele deitou-se conscientemente. Talvez o discípulo
estivesse passando e Joshu caiu - criou uma situação - e gritou,
 'Ajude-me! Ajude-me!'
E o discípulo veio e deitou-se ao seu lado.
Ele não o ajudou, em absoluto. O que ele estava fazendo?
Ele não estava tentando ajudá-lo, de modo algum.
Ele estava simplesmente sendo compreensivo.
Ele estava dizendo,
'O que pode ser feito? Ok, eu sou seu discípulo,
eu vou deitar ao seu lado. O que mais eu posso fazer?'
Um mestre é compassivo com você, ele tem compaixão.
O que mais ele pode fazer? Um mestre verdadeiro
 não pode segurar suas mãos, porque isso o
manterá sempre dependente. Trazer você para fora à força,
é o mesmo que mantê-lo ainda dentro.
Na hora em que o mestre soltar suas mãos,
você voltará para o seu velho mundo, para a sua velha mente.
Aquilo ainda não estava encerrado,
 ainda estava agarrado dentro de você.
Um mestre verdadeiro ajuda sem ajudar.
Tente entender: um mestre verdadeiro ajuda sem ajudar.
A sua ajuda é muito indireta, ele nunca vem imediatamente ajudá-lo.
Ele vem de maneira muito sutil. Ele se aproxima de você como uma brisa muito frágil,
não como uma ventania selvagem. Ele se aproxima
de você como uma aura, invisível.Ele o ajuda certamente, mas nunca força você.
Ele o ajuda apenas até onde você está pronto para ir,
 nunca um passo a mais. Ele nunca empurra você violentamente,
porque qualquer coisa feita violentamente
será perdida, mais cedo ou mais tarde.
Aquilo que você não desenvolveu de livre e
espontânea vontade, você perderá. Você não pode
desfrutar aquilo que não cresceu em seu ser espontaneamente.
Você desfruta o seu próprio crescimento. Eu posso até mesmo dar-lhe
a verdade, e você irá jogá-la fora, porque você não irá reconhecê-la.
Eu posso forçá-lo a acordar, mas você irá cair no
sono no momento em que eu me for, e você vai me xingar
e ficar com raiva de mim, pois você ainda estava curtindo os seus sonhos.
Você estava curtinho sonhos doces e aí chegou um homem e o acordou.
... Relaxe. No momento em que você relaxar,
os seus olhos começarão a se abrir, assim como um
botão abre e se torna uma flor,  assim como um punho
que não mais  se mantém cerrado começa a se abrir
e se torna uma mão aberta. Eu não estou aqui para forçar isto.
Eu estou aqui para esclarecê-lo como isto acontece.
Eu posso falar a respeito desse processo,
eu não posso fazê-lo para você. Compreendido, ele acontece.
Eu não lhe prometo coisa alguma. Eu só lhe prometo uma coisa:
o que aconteceu comigo eu farei com que fique óbvio para você.
Daí, cabe a você seguir.
Buda disse: os budas só indicam o caminho,
mas é você que tem que ir,
cabe a você seguir o caminho".

OSHO

Abraços de Luz e Paz
Regina
SENTIR, CRER E SER

Nenhum comentário: